Rally

Rali (também conhecido como Rally ou Rallye) é uma forma de competição disputada em vias públicas ou privadas com veículos de produção modificados ou especiais como Pickups, caminhões motos e automóveis convencionais.

Este esporte se distingüe por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos (conhecidos também como navegadores) dirigem entre pontos de controle determinados (estágios), partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais pontos de partida. Ralis podem ser vencidos por percorrer o trecho no menor tempo possível (Rali de Velocidade), por percorrer o trecho dos estágios mais próximo possível de um tempo predeterminado (Rali de Regularidade) ou por completar o número de voltas antes.

Existem dois tipos originais de rali: ralis por etapas (simplesmente conhecido como rali) e Rali de regularidade. Desde a década de 1960 os ralis por etapas têm sido a forma profissional do desporto.

Consistem em competições de velocidade em trechos de estrada fechados ao tráfego. Variam entre montanhosas estradas de asfalto a trechos em floresta; neve e gelo à areia do deserto, escolhidos para oferecer um desafio à equipa e avaliar o desempenho e fiabilidade do veículo.

Fechar